top of page
manada de elefantes.jpg

A caminhada dos elefantes do deserto

Recentemente, vi um lindo documentário sobre nosso planeta que falava sobre os elefantes do deserto. Elefantes que sobrevivem no deserto da Namíbia, que é um dos mais tórridos desertos do mundo, localizado na África, no país denominado República da Namíbia.


Temos apenas duas espécies dos maiores animais terrestres, que são os elefantes africanos e os asiáticos. Os africanos pesam em média 6 toneladas com altura de 3 a 4 metros. Enquanto que os asiáticos tem de 2,5 a 3 metros de altura e pesam 2,7 a 5 toneladas.


A diferença entre eles não é só na altura e peso, também a tromba é uma das diferenças. A tromba dos elefantes africanos termina com 2 lóbulos e dos asiáticos com apenas um lóbulo. 

Vendo a pequena manada, que caminha longas distâncias sob o sol escaldante, me fez lembrar de nossa caminhada. Por quantos desertos já passamos na vida? O que aprendemos no percurso?


Ah! Vi também, a alegria deles ao chegarem no local que tinha árvores com as folhas verdes, e poderiam saciar sua fome. Será que nós também ficamos felizes quando vemos árvores com folhas verdes, em forma de amigos, de parentes queridos, de pessoas que nos acolhem? Ou será que não desfrutamos das alegrias da vida?


A manada era conduzida por uma velha matriarca, que estava ensinando a localização daquelas árvores ao seu filhote, para que ele aprendesse o caminho e o refizesse em tempos de escassez, tal qual aprendera com sua mãe.


E o documentário salienta que os elefantes não sobreviveriam em local tão hostil se os ensinamentos não tivessem sidos passados de geração em geração.


Então, que ensinamentos passamos para nossos descendentes, que exemplos em nossa caminhada serão lembrados como virtuosos. 


Talvez, valha a pena refletir!


Olhe-se com amorosidade!

Enfim, desejo que você caminhe pela vida semeando bons exemplos.


Eliane de Holanda

 

Fonte: infoescola.com

Elefantes do deserto: Sobre mim

Deixe seu comentário sobre o artigo

Obrigada pelo envio!

Elefantes do deserto: Formulário de Depoimento
bottom of page