top of page
borboleta-azul.jpg

O recolhimento das borboletas azuis

Você sabia que existe uma espécie de borboleta que põe seus ovos apenas em uma espécie de flor?


Falo das borboletas azuis que depositam seus ovos nas flores das gencianas, de onde desabrocham belas flores de tonalidade azul-lilás.


Logo imaginei borboletas azuis delicadamente pousando nas flores, voando levemente de flor em flor, no vasto campo de viçosas plantas com várias nuances de verde, sob um ameno sol. 


O ecossistema de vegetação baixa e de fartos recursos hídricos, denominado de turfeiras, abriga as gencianas, que são chamadas de gencianas-de-turfeiras.


As borboletas azuis, escolhem as belas flores para lá depositarem seus ovos, que com o passar do tempo se tornam larvas, caem no chão e são levadas pelas formigas para seus formigueiros.

 

As larvas hibernam dentro do formigueiro por quase dois anos sendo alimentadas pelas formigas. Ao se tornarem adultas, vão para a superfície e recomeçam um novo ciclo.


Quando li que a larva hiberna por quase dois anos, comecei a refletir sobre o quanto poderia nos ser valioso um tempo para o autoconhecimento. Poderíamos descobrir nossas qualidades, identificar nossas sombras, planejar a concretização de sonhos antigos que estavam esquecidos, incontáveis descobertas poderíamos fazer.


Será que nesse momento de recolhimento, você poderia lembrar que gostaria de perdoar alguém e nunca teve coragem, ou talvez perdoar a si mesmo? Quem sabe até agradecer pelo seu dia, mesmo sendo ele tão corrido. Eu não sei o quão valioso poderia ser, mas talvez você possa descobrir. 


Enfim, desejo que tenha uma vida leve, compartilhe alegrias por onde passar, perdão onde for preciso e gratidão em todos os momentos.  


Olhe-se amorosamente!


Eliane de Holanda

 

Fonte: blogues.publico.pt; naturlink.pt

Borboletas azuis: Sobre mim

Deixe seu comentário sobre o artigo

Obrigada pelo envio!

Borboletas azuis: Formulário de Depoimento
bottom of page